Se querem descobrir e fotografar achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, visitem uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal!


Pesquisar neste blogue

Mapa da Serra da Boa Viagem com Trilhos (Triângulo do Cabo Mondego)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

As dunas móveis do litoral e a sua ...

As dunas móveis do litoral  e a sua vegetação

Segundo: Plano Sectorial da Rede Natura 2000   e Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas

O  campo dunar de Vagos e Quiaios inclui dois tipos de dunas diferenciados: por um lado as dunas frontais do cordão litoral  - activas e instáveis - e por outro as dunas mais antigas   com formas bem conservadas e consolidadas . A tipologia das dunas, a especificidade dos espaços interdunares, a pujança das dunas primárias  e a excelência das dunas longitudinais  associada ao bom estado de conservação, conferem-lhe, no contexto europeu a primazia quer em termos de desenvolvimento espacial quer em termos de unidade sedimentar e ecológica. Sendo um sítio que como o nome indica, é dominado pela presença de dunas, abrange 4 tipos de habitats prioritários, destacando-se, pela sua representatividade, o habitat 2270    - florestas dunares  de Pinus pinea  e Pinus pinaster .

 

Fig. 14  - Pinheiro manso - Pinus pinea

Fig. 15a - Pinheiro marítimo - Pinus pinaster

Fig. 15b - Pinheiro marítimo - Pinus pinaster

Fig. 15c - Pinheiro marítimo - Pinus pinaster

Por outras razões destaca-se também o habitat 2190  - depressões húmidas intra dunares , que devido à sua distribuição geográfica está insuficientemente representado. Este tipo de habitat é formado por pequenos planos de água pouco profundos que existem apenas durante o Inverno ou no fim da Primavera, com uma flora bastante característica e capaz de resistir aos períodos de seca estival. É um dos dois únicos sítios onde ocorre o habitat 2170    ( dunas com Salix arenaria ).

Fig. 16  - Salix repens ssp. arenaria

Possuem ainda particular interesse as lagoas de água doce e os charcos mediterrânicos temporários  ( habitat 3170   ). Esta área é também importante para repouso e alimentação de aves migradoras e invernantes, nomeadamente anatídeos e larídeos (caso das lagoas e praias) e passeriformes (caso das matas).

Veja também:  A vegetação das dunas

Voltar

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Contribuidores