Se querem descobrir e fotografar achados da Natureza da Praia de Quiaios e da Serra da Boa Viagem, visitem uma das regiões mais ricas em Biodiversidade e Geologia de Portugal!


Pesquisar neste blogue

Mapa da Serra da Boa Viagem com Trilhos (Triângulo do Cabo Mondego)

sábado, 13 de abril de 2013

Caminhada na Encosta da Serra da Boaviagem

Caminhada na Encosta da Serra da Boaviagem - outono bem à vista.


Apresentamos aqui umas fotografias outonais de uma caminhada pela encosta da Serra de Boaviagem. Deixamos também uma receita para caracóis da Dona Nascimento, senhora Murtinhense simpática que acabamos de conhecer durante esta caminhada, e que gentilmente nós deixou esta receita para caracóis:



Receita da Dona Nascimento para caracóis do monte:


Passo A - Lavar os caracóis. Deita-los em água fria e juntar um bocado de sal. Cozer os caracóis ca de 20 min. Deitar a água da cozedura fora, tirar os caracóis do casulo e aproveitar apenas a parte carnuda (a parte escura dos caracóis deita-se fora, mas há quem diga que é o melhor). Lavar a parte carnuda dos caracóis ainda várias vezes em água e exprimir depois num pano para retirar a restante água.


Passo B - Preparar numa sertã um refogado com cebola, alho, azeite, uma folha de louro, um bocado de sal - refogar todo até a cebola aloirada. Juntar os caracóis ao refogado e continuar a ferver todo por cerca de 10 min. Adicionar agora novamente um bocado de água, continuar a ferver os caracóis mais um bocado e juntar um bocado de vinagre por fim.


Bom apetite!



A Carla em conversa com a Dona Nascimento - faz sempre bem uma pequena conversa no caminho - e aprendem-se coisas muto interessantes - como esta receita para caracóis que parece nós uma receita superba!




... no seguinte vêm-se os Jarros (Arisarum vulgare) que entram em flor nesta época do ano.



...mais impressões do outono...



...os liquens devem gostar da humidade e do orvalho...



...as cores vivas da lagarta devem sinalizar aos pássaros que ela não é um bom petisco...



... pensava inicialmente que fosse Colchicum autumnale, uma bulbosa bastante venenosa, mas o estylete mostra que na realidade é um Crocus, provavelmente o Crocus serotinus (o açafrão bravo) que está em flor nesta altura do ano...


...o aspárago selvagem (Asparagus ?acutifolius) também tem frutos nesta altura do ano...



... uma pequena surpresa: Ruta ?chalepensis, às vezes chamada pelo povo "erva das bruxas", também deste lado da encosta...





... e a seguir a valiosa Iris lusitanicus - aqui os sementes - o estado da floração já tem sido em Maio-Junho e está também documentado neste blog...




... mais alguns frutos e sementes que transferem cores bonitas ao outono. Mas cuidado, não todo que tem cor bonita seja tembém comestível!




Voltar

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Seguidores

Contribuidores